PIPERACEAE

Peperomia mandioccana Miq.

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Peperomia mandioccana (PIPERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

340.265,788 Km2

AOO:

84,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

​A espécie ocorre nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Guimarães et al. 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

Espécie de extensão geográfica ampla com EOO de 295.838,824 km², ocorrendo em diferentes fitofisionomias. A espécie é registrada em seis unidades de conservação distribuídas nas diferentes unidades federativas onde ocorre. Embora algum tipo de pressão desfavorável possa estaratuando em algumas localidades a extensão de sua área de ocorrência qualifica aespécie como menos preocupante LC.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Dias (2009) amostrou as comunidades de epífitas em 529 forófitos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e verificou que P. mandioccana apresenta baixa frequência, tendo sido encontrada em apenas um forófito (0,18%).

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa montana (Monteiro; Guimarães 2008), floresta de galeria, floresta estacional semidecidual (CNCFlora, 2011).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre nos Parques Nacionais da Tijuca, da Serra dos Órgãos e do Itatiaia (Monteiro; Guimarães, 2008).
Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
​A espécie é considerada Em Perigo (EN), segundoa lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no estado de São Paulo (SMA,2004), e rara, de acordo com a Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinçãono estado do Paraná (SEMA, 1995).